segunda-feira, 2 de julho de 2012

SAQUE DO FGTS PARA COMPRA DE IMÓVEIS

Os bancos estão cobrando taxas de até R$ 1.900 dos trabalhadores que pretendem comprar um imóvel à vista com o dinheiro depositado na conta do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
O problema é que os valores cobrados pelos bancos são elevados e alguns se aproveitam da intermediação para oferecer seus produtos.
De acordo com os especialistas em direito imobiliário, é preciso ficar atento a pressões para a abertura de conta, por exemplo, com a promessa de agilizar o negócio.
"O fundo é um direito do trabalhador e a sua liberação não pode estar vinculada a produtos". A liberação dos recursos segue um trâmite de até dois meses.
Outro esclarecimento importante é que o fundo poderá barrar o saque se o condomínio ou o IPTU estiver atrasado. Não deve haver qualquer restrição que traga risco ao negócio.
O interessado em sacar o FGTS para financiar um imóvel deverá atender a uma série de requisitos, como possuir pelo menos três anos de trabalho com carteira assinada, na mesma ou em empresas diferentes.
Em um primeiro momento, será necessário reunir a documentação, como certidão do imóvel e declaração do Imposto de Renda.
O agente financeiro encaminhará a documentação e será feita a avaliação.
Depois, o valor ficará bloqueado esperando o registro da nova escritura da moradia. Após a vistoria e entrega do documento, o FGTS tem prazo de cinco dias para creditar o valor no banco, que fará o repasse ao vendedor do imóvel.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com