quarta-feira, 25 de julho de 2012

PRECISAMOS DE EDUCAÇÃO PARA MUDAR PALHOÇA

MAIS DA Metade da população PALHOCENSE não terminou ou simplesmente  não cursou o Ensino Fundamental.
Para estabelecer uma ponte entre a Palhoça do presente e do futuro, é imprescindível uma educação PÚBLICA de qualidade, formadora de cidadãos comprometidos com uma vida social solidária e preparados para os desafios de uma sociedade cada vez mais demandante de informação e conhecimento. Um esforço emergencial da futura administração do município será necessário para combater a defasagem de creches e escolas em Palhoça. A superação urgente dessa situação se dará somente com investimentos intensivos e urgentes no ensino fundamental. 
Será preciso promover maior articulação do município com o governo Dilma e com o governo do Estado, para definição de ações e atribuições de cada esfera de governo nas responsabilidades para superação urgente da defasagem de creches e escolas no município. 
Entendo que a qualidade da educação passa pela valorização do professor, priorizando-se sua formação inicial e continuada e também pelo estabelecimento de planos de carreira e salários dignos. Com o objetivo de se garantir que os professores se apropriem de novas bases curriculares e das tecnologias digitais, é importante a realização de um pacto educacional para o estabelecimento de parceria especialmente com a Faculdade Municipal de Palhoça-FMP  para que o redirecionamento da formação dos professores responda aos novos desafios da sociedade palhocense.
Será preciso uma revolução geral para mudar o quadro atual da educação em Palhoça, que deve iniciar pelo resgate do reconhecimento e respeito da importância social dos profissionais da educação, envolvendo não só gestores, diretores, professores, mas também bibliotecários, inspetores e serventes. Para criar este novo quadro é fundamental cumprir o piso salarial dos profissionais, investir na melhoria das condições de trabalho e dos planos de carreira, assim como fortalecer programas de formação inicial e continuada adequados e de qualidade e garantir o acesso a computador e Internet aos professores.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com