terça-feira, 17 de julho de 2012

PALHOÇA SERÁ BENEFICIADA PELO GOVERNO FEDERAL COM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO – UPA 24h

Na foto: Uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA

Mais 152 Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) foram habilitadas em 18 estados e no Distrito Federal pelo Ministério da Saúde. Estados e municípios já poderão começar a receber os primeiros repasses de recursos para construção e ampliação das unidades de saúde. As UPAs são responsáveis por prestar atendimento de média complexidade, como vítimas de acidentes e problemas cardíacos, contribuem para desafogar as urgências dos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir o tempo de espera por atendimento. As unidades dão conta de atender, sem necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro hospitalar, 97% dos pacientes que as procuram.
- Uma UPA 24 h será instalada em Palhoça e irá beneficiar todos os moradores do município. Só esperamos que os recursos não tomem sumiço durante o processo eleitoral. Por outro lado, no meu entendimento esta primeira Unidade de Saúde deveria ser instalada no sul do município devido à distância com os centros de atendimento e pela proximidade com a BR-101.
- Para amenizar os graves problemas da população com a saúde em Palhoça que foi sucateada e abandonada nos últimos 8 anos pela atual administração do município será preciso no mínimo mais três Unidades de Pronto Atendimento - UPAs.
Além de Palhoça, serão beneficiados com uma UPA os municípios de: Balneário Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Indaial, Laguna, São Bento do Sul e Tijucas.
Esta informação consta da Portaria 1.344 publicada no Diário Oficial da União de 02/07/2012.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com