quarta-feira, 6 de novembro de 2013

CONTINUANDO A FALAR SOBRE GESTÃO PÚBLICA EM PALHOÇA - RECURSOS HUMANOS

Para atender à crescente demanda da população palhocense por serviços públicos de qualidade é preciso adotar uma política de gestão que busque aliar a quantidade adequada de servidores à demanda da cidade com a devida qualificação dos agentes públicos. Essa política deve ser calcada em três pilares: recomposição de quantitativos – (principalmente nas áreas da saúde e educação), novas carreiras e profissionalização de cargos de direção, gerência e de assessoria.
Além de recompor os quadros, a gestão municipal em Palhoça precisa investir em novas carreiras para operar a máquina pública, como é o caso de Contadores Públicos e Auditores Internos. Qualificando o quadro técnico, aumenta a produtividade e melhora a qualidade do gasto público. Tal esforço reveste-se de importância ainda maior quando se leva em conta à crescente necessidade da transparência e profissionalização com a forte inserção das carreiras da área de controle interno em todo o país. Para qualificar os serviços públicos em Palhoça é preciso destinar os cargos de direção, gerência e assessoramento a servidores do quadro efetivo, induzindo principalmente à profissionalização nas áreas essenciais. Entendo que a filiação política é natural nos níveis de Secretário e assessores estratégicos responsáveis pela condução do governo em consonância com o programa referendado pela eleição. Porém, os cargos de caráter intermediário,  tático-operacional, devem ser ocupados por servidores de carreira com estabilidade que assegure a continuidade do funcionamento da máquina pública em Palhoça.
Para tudo isso é fundamental e necessário a construção de um projeto que culmine com a apresentação de uma proposta de Lei Orgânica para o município e para a Administração Pública, que seja elaborada por técnicos e agentes públicos experientes e renomados nas mais diversas áreas de governo.
Por fim, é preciso recuperar a capacidade de gestão e de investimento do município para cumprimento de suas funções com eficiência, eficácia, efetividade e excelência a serviço do desenvolvimento da cidade a bem de sua população.
Pense nisso!