segunda-feira, 4 de novembro de 2013

DESCENTRALIZAÇÃO DO PODER E GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM PALHOÇA

Em pé: Iran fortalecendo o debate
A defesa da participação popular na elaboração do orçamento municipal escolhendo obras e serviços prioritários na cidade faz parte das minhas bandeiras mais significativas de luta de enfrentamento ao modelo de gestão imposto pelo ex-prefeito Ronério e agora por Camilo, que se utilizam da centralização autoritária e discricionária do poder municipal.
A democracia como valor social é um dos principais temas colocados na Constituição de 1988, tendo como argumento a participação na gestão pública como exercício de direitos e responsabilidades cidadãs. Portanto, a transformação democrática institucional exige compromissos formais com representação política dos cidadãos nas esferas de decisão, em especial as concernentes às políticas sociais.
Deslumbrando um novo rumo para Palhoça a minha proposta pra cidade é pela participação e fortalecimento dos movimentos sociais e do meu Partido o PCdoB, na intenção de estudar e propor formas inovadoras de governo.
Defendo a descentralização do poder no campo da execução das políticas públicas. Porém, tendo o prefeito como esfera de coordenação dessa execução, que não significa uma situação distinta das relações existentes hoje entre governo e sociedade.
As minhas críticas à centralização da decisão das políticas públicas por parte dos prefeitos que se sucederam no poder em Palhoça convergem para propostas de gestão participativa e da relevante escala local das decisões.
Dentro deste contexto, o processo de descentralização do poder aponta para uma nova forma de planejamento e gestão. Instituindo uma hierarquia verticalizada, através da articulação das secretarias, conselhos, planos, programas e ações, imprimindo uma nova lógica que partiria de baixo para cima permitindo uma articulação horizontal através da relação prefeito, assessores diretos, trabalhadores em geral e prestadores de serviços.
É preciso criar um governo em Palhoça pautado na participação popular e na democratização da coisa pública e, sobretudo, pautada na eficiência e na transparência da gestão municipal de proximidade com o cidadão
Nossos bairros possuem distinções imensas, tanto no que diz respeito às suas dimensões em áreas territoriais e geográficas, como em seus aspectos populacionais, culturais e de desenvolvimento socioeconômico. Essas distinções revelam a acumulação de profundas desigualdades em relação aos investimentos públicos e privados que construíram ao longo dos anos cenários de graves consequências sociais.
Todavia, reconhecer a existência de inúmeros desafios historicamente postos à gestão municipal não isenta nossas opções políticas. Deve-se, portanto,  observar quais são os conflitos e as contradições que estão incluídas na atual gestão municipal e, evidentemente, as prioridades estabelecidas para o uso dos recursos públicos nos compromissos firmados com a democracia participativa.


TODO GOVERNO TEM QUE SER DO POVO E PARA O POVO.