terça-feira, 5 de novembro de 2013

SER UM GESTOR PÚBLICO NÃO É SÓ SABER APERTAR A MÃO DO ELEITOR

Vivemos em uma cidade, onde a palavra  "coisa pública" se confunde muito com a “coisa privada”. Os eleitores depositam sua confiança num determinado gestor público, que têm a tarefa de conduzir o trabalho de forma que essa confiança  reverta em serviços cada vez melhores, como saúde, educação, moradia, transporte... Mas a imagem que a sociedade tem, no geral, em relação aos serviços e aos gestores públicos de Palhoça é negativa, na medida em que pipocam denúncias de enriquecimento ilícito e, por outro lado, parte da população padece com serviços de baixa qualidade, morosidade nos atendimentos e pouca transparência em relação à arrecadação e ao uso do dinheiro público. Gestão pública não é só saber apertar a mão do eleitor é acima de tudo resultado de muito estudo e dedicação ao longo dos anos.
A formação adequada do secretariado, assessores, diretores e gerentes é um importante caminho em direção à melhora dos serviços públicos. Porém, para consolidar uma máquina pública profissional em nossa cidade, precisamos construí-la com critérios técnicos e com total comprometimento do Prefeito Municipal com a ética, com a transparência e o bom uso do dinheiro público. É preciso saber trabalhar com diferentes contextos: escassez de recursos humanos, por exemplo, orçamento apertado, tecnologia oferecida (ou inexistente, em alguns casos) e falta de cultura do preparo em busca de recursos e convênios com o Estado e a União. Ter experiência e formação em gestão pública pode ajudar o gestor a avaliar melhor sua realidade e encontrar as possibilidades de saídas. Além disso, um ambiente mais organizado e profissionalizado traz maior transparência e produz um espaço menos propenso à corrupção. Diminui os vícios de fraudes, gera um ambiente saudável e cria o compromisso com resultados.
Deus ajuda, mas somos nós cidadãos que realmente podemos resolver os problemas de Palhoça. Pense nisso!