segunda-feira, 29 de abril de 2013

AUDAX 200KM: A EMOÇÃO DE TER PARTICIPADO DO DESAFIO FLORIPA DE 100KM

Audax é o nome dado no Brasil a um evento ciclístico não-competitivo e de longa distância, conhecido internacionalmente pelo nome de "randonnée".
A prova aconteceu neste domingo 28/04, em Florianópolis.
O grande foco dos eventos Audax no Brasil é a possibilidade de percorrer longas distâncias em cima de uma bicicleta seguindo seu próprio ritmo (em francês, allure libre), terminando o percurso dentro do tempo limite estabelecido, que será de 6 horas, para um percurso escolhido de 100km.
A largada foi dada às 6h e 18 minutos, na Avenida Madre Benvenuta, ao lado do shopping Iguatemi. A partida libertou a ansiedade e a adrenalina que estavam acumuladas. No pelotão de largada tinham participantes dos desafios de 50 e  100 km, juntamente com os do brevet de 200 Km.
Ciente de que precisava administrar o esforço para completar a prova dos 100Km, tive que conter a vontade de ir ultrapassando, controlei bem meu impulso até a beira mar do continente no Estreito, quando ultrapassei vários ciclistas, estava feliz! Porém, passei a sentir o esforço, neste momento lembrei das dicas do querido amigo Vinicius Duering e passei a dosar a força e controlar a respiração. Deu certo, me mantive numa média de 25 km/h entre o Estreito, Praça de São José, retornando pela Ponta de Baixo, Beira Mar SJ, Abrão, Coqueiros, Costeira, base Aérea  até o Posto de Controle - PC1, no final do Ribeirão da Ilha. Até aí havia percorrido 58 Km e me sentia bem. No posto de controle, carimbei o passa porte, bebi e me alimentei e segui na prova.
Seguindo: Ribeirão da Iha, Morro das Pedras, Campeche, Lagoa, Morro da Lagoa e chegada ao Iguatemi ….. mancadas de um calouro!
A saída do PC1 foi impactante, o fluxo de ciclistas diminui fortemente, pois boa parte chega ao fim ao completar o desafio dos 50 km.
Soprava um vento norte e pedalar contra o vento traz certo desanimo, mas também faz a cabeça voltar a pensar, estava pedalando numa média 5km/h acima do que estava acostumado nos treinos, a euforia me fez esquecer de todas as orientações que havia recebido do amigo Vinicius Duering.
Contra o vento entre o Morro das Pedras e o Campeche, senti que estava chegando no limite, o sol ficou muito forte, quanto mais avançava em direção a Lagoa da Conceição mais ficava quente. Nesse momento, tive que usar a cabeça segui na retaguarda de um grupo de ciclistas da cidade de Toledo/PR, o vácuo do vento deu a sensação de alívio contra a força que castigava minha resistência. No entanto, pouco a pouco foram se distanciando e fui ficando para trás.
Percorridos 90 Km e próximo da Lagoa apareceu alguns sinais de fadiga, porém a vontade de vencer o desafio me fez superar todos os obstáculos. O estimulo de outros participantes e da população foram importantes ao psicológico, segui acreditando que era possível. Faltava pouco! Naquele momento já pensava em como subir o maior desafio que estava por vir: o Morro da Lagoa.
Na rua das rendeiras comecei a sentir um gostinho da vitória pessoal (desafio), mas faltava aquele que seria o maior obstáculo, o Morro. Neste momento chegaram comigo dois outros ciclistas, iniciamos a subida juntos. Porém, na primeira curva sentindo fadiga desci da bicicleta e segui caminhando morro acima, acompanhado de um dos ciclistas o outro seguiu pedalando.
No topo do morro cansado, parei para respirar, concentrar e buscar energia. Sabia que o objetivo estava logo ali em frente, era descer o morro pedalar mais uns 2 km e comemorar. O sentimento de prazer em descer o morro da Lagoa foi incrível, em termos de satisfação só perdeu no sentimento da alegria que tive de atravessar a ponte pedalando admirando aquele mar lindo a minha volta, observando ao fundo a minha querida cidade de Palhoça.
Cheguei! Cortei a linha de chegada. Emocionado e com lágrimas nos olhos estendi o braço em sinal de vitória. Havia conseguido, era o fim da linha, me sentia um campeão de eu mesmo, mas era assim que me sentia. Neste momento, correu em minha direção meu filho Matheus que pulou e me de um grande abraço. A emoção foi grande e as lágrimas voltaram. Demais...!
Foi uma grande experiência de maneira geral, minha expectativa era alcançar os 100km em 5 horas e completei meu objetivo em 4 horas e 53 minutos.  
Enfim, de alguma maneira consegui aplicar a estratégia traçada semanas antes naquilo que me propus nos treinos e nas orientações do Vinicius: controle e  monitoramento da velocidade, batimentos, cadência, repouso no PC, alimentação e hidratação.
Valeu! Vamos pra próxima.