terça-feira, 23 de abril de 2013

SEMINÁRIO DEBATE MUDANÇAS NO SISTEMA DE ENSINO MÉDIO NO BRASIL

Dep. Pedro uczai e dep. Luciane Carminatti
Coordenaram os trabalhos
A Assembleia Legislativa sediou ontem, 22/04, seminário promovido pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados para Reformulação do Ensino Médio. A discussão com gestores e especialistas de todos os estados deve subsidiar o Ministério da Educação (MEC) na elaboração de um novo modelo de ensino médio para o país.
O seminário foi coordenado pelo deputado federal Pedro Uczai (PT), que enfatizou a necessidade de levantar propostas para fortalecer a qualidade do ensino médio. Os últimos anos dessa etapa de ensino são os que apresentam as piores médias no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A alteração da grade curricular, a expansão da educação profissional e a ampliação da jornada escolar foram alguns dos aspectos debatidos.
O objetivo do ensino médio foi um dos pontos mais debatidos durante o seminário: os jovens devem ser preparados para o ensino superior ou para o mundo do trabalho? Essa dualidade é histórica, de acordo com a deputada Luciane Carminatti (PT). Ela considera ruim a reprodução desses dois modelos, um ensino médio para filhos de trabalhadores e outro para a formação universitária. “Essa dicotomia não pode voltar, quero que os jovens tenham tempo para estudar.” Na opinião dela, o currículo não atrativo, com disciplinas fragmentadas tornou-se desinteressante para os jovens.
Por outro lado, a formação técnica profissionalizante é necessária não apenas para garantir o suprimento do mercado de trabalho, mas como alternativa para os jovens que não querem ou não conseguem ingressar na universidade. “O ensino técnico profissionalizante de qualidade não forma mão de obra barata e assegura a melhoria das condições de vida”, defendeu Uczai.

CONTATO: ialfredogsantos@gmail.com