segunda-feira, 15 de abril de 2013

AUDITÓRIO DA ALESC LOTADO PARA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

O estado de Santa Catarina lançou na tarde desta segunda-feira (15), no auditório deputada Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa, a Conferência Estadual de Educação, que debaterá o papel do Plano Nacional de Educação na articulação do sistema nacional de educação, considerando a participação popular, a cooperação federativa e um regime de colaboração entre estados e municípios.
Para o coordenador do Fórum Nacional de Educação, Francisco Chagas, as conferências municipais, estaduais e nacional foram concebidas pelo governo federal, mas são uma conquista do estado brasileiro. “Por isso precisa de pluralidade, está aqui a CUT, os conselhos de educação, professores, gestores, pais, estudantes, essa pluralidade é característica da educação nacional”, defendeu.
O secretário de Estado de Educação, Eduardo Deschamps,  destacou que o estudante será transformado se tiver em torno de si um professor motivado, preparado, atualizado e, no entorno do professor, práticas pedagógicas eficazes. Ele reconheceu o papel da estrutura física e da gestão eficiente. “Um gestor que faz a diferença tem um papel fundamental no sucesso da escola”, afirmou. Por último, reivindicou uma articulação mais afinada entre municípios, estados e União, “para trabalhar de maneira integrada”.
O professor Genuíno Bordignon, consultor do MEC, ressaltou a necessidade de articular o sistema educacional e propôs a participação da comunidade “em comunhão, para ajudar a construir a educação que o Brasil precisa”. Bordignon convocou os catarinenses “a acreditar na possibilidade da cidadania e da construção democrática, de que nós temos o poder”.

CONTATO: ialfredogsantos@gmail.com