quarta-feira, 10 de abril de 2013

EM VÁRIOS BAIRROS DE PALHOÇA ÁGUA DA CHUVA INVADE CASAS, ESCOLAS E ALAGA RUAS E AVENIDAS – HERANÇA DA GESTÃO RONÉRIO

Avenida Elza Lucchi no centro de Palhoça
Famílias ilhadas e casas alagadas, ruas interditadas e o trânsito caótico. Este foi o resultado da chuva que caiu em Palhoça no início da noite de ontem terça-feira, 09/04.
A chuva durou pouco mais de uma hora, mas foi o tempo suficiente para causar estragos em toda a cidade.
Imagens feitas por moradores de vários bairros mostram residências e ruas completamente alagadas. Algumas pessoas improvisaram muros de saco de areia para evitar que a água invadisse suas casas. O problema na cidade existe há vários anos e se repete sempre que chove.
Hoje pela manhã vários moradores faltaram ao serviço, pois tiveram que ficar horas puxando  terra e lama que amontoou dentro de suas casas.
O pouco serviço de drenagem realizado em Palhoça há 30 anos não suporta mais o grande índice pluviométrico de água que cai sobre a cidade.
O que se espera no mínimo da Prefeitura é a realização, ainda que de forma paliativa, a limpeza dos bueiros e tubulações das ruas.
Em Palhoça é preciso realizar um grande planejamento de obras e serviços de drenagem para eliminar os alagamentos que afetam toda a população. A cidade é a foz de toda água que desce dos morros.
O município está com grande parte do seu território em lugar plano, cercado por morros ao oeste e pelo mar ao leste. Um conjunto da natureza belíssimo, porém perigoso, principalmente devido às invasões de áreas de mangues, crescimento desordenado pela falta de um plano diretor e pela especulação imobiliária sem responsabilidade sustentável.
Precisamos mudar tudo isso.
VEJAM OUTRAS IMAGENS:
Casas alagadas em quase todos os bairros
Avenida Aniceto Zacchi na Ponte de Imaruim
Arredores do shopping Via Catarina