As 20h30min desta quarta-feira, 10/04, vindo de Florianópolis, onde não chovia, desembarquei na estação de integração da Jotur na Ponte do Imaruim e me deparei com um cenário de total alagamento das ruas no entorno da estação. Os carros que estavam no estacionamento da Jotur, quase todos se encontravam submersos.
O estranho disso tudo é que a chuva que caía não tinha volume para tamanha inundação.
Seguindo de ônibus via Avenida Elza Lucchi percebi que todas as ruas do bairro também estavam totalmente alagadas. Percebi também mais a frente, que a inundação é bem pontual e se resume aquela localidade.
Creio que o problema esteja relacionado com a obra mal realizada e mal acabada na Avenida Aniceto Zacchi.
A obra foi tão mal planejada e executada que a tubulação principal não deve comportar a demanda da água, certamente por ser de pequeno diâmetro. Galerias não foram construídas, o bairro cresceu e as poucas que existem são insuficientes para dar vazão à água.
A Ponte do Imaruim está ao nível do mar, tubulações subterrâneas não resolve é preciso construir canais e galerias com tubulações de drenagem de maior diâmetro para resolver o problema.
O Bairro o mais populoso de Palhoça, sofre as consequência do crescimento desordenado e pela má gestão dos 8 anos do ex-prefeito Ronério.
Vou insistir, o município precisa ter um Plano Diretor, descobrir sua verdadeira vocação e discutir com a sociedade o caminho a ser seguido. Qual a cidade que queremos construir para o futuro?
Espero neste momento, que o setor de Urbanismo da Prefeitura tenha conhecimento do problema e já tenha estudado uma solução. Será?
CONTATO: ialfredogsantos@gmail.com