segunda-feira, 17 de outubro de 2011

AS CHUVAS DE NOVEMBRO E DEZEMBRO EM PALHOÇA

Todos os anos é a mesma coisa na época das chuvas de verão. Boa parte dos bairros de Palhoça enfrentam enchentes que trazem prejuízo e desabrigam milhares de pessoas, além de ferir outras tantas. Normalmente os maiores prejudicados são as pessoas que residem no centro antigo e na periferia que não possuem condições seguras e ideais de moradia, estando a mercê das precárias condições urbanísticas do município.

Tubos substituem riose pontes em Palhoça
As enchentes são calamidades naturais resultado do transbordamentos de lagos, rios, córregos e mares devido a chuvas fortes e contínuas.
No entanto, as enchentes que virão em Palhoça, serão resultado de um longo processo de modificação e desestabilização da natureza por ações humanas, que acompanha o crescimento populacional e não planejado da  cidade.


Antigamente, as várzeas, campos e mangues faziam o controle natural da água.. Hoje, todas essas áreas urbanas de Palhoça se encontram ocupadas ou em ocupação. Tudo isso, acontece pela interferência humana decorrente principalmente da omissão dos nossos governantes municipais.