quinta-feira, 20 de outubro de 2011

DEPUTADO VOLNEI MORASTONI COORDENA DEBATE SOBRE TABAGISMO

Deputado Volnei Morastoni falando a platéia
O deputado Volnei Morastoni (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alesc), liderou  no último dia  (19/10) a Audiência Pública sobre Tabagismo, que aconteceu no Auditório Antonieta de Barros, na Alesc. Entre os encaminhamentos da audiência estão:
1)     A criação de um fórum permanente para discutir o controle do tabagismo e alternativas de diversificação agrícola, visando  a abertura de canais de comercialização para compra de produtos da agricultura familiar por parte dos Governos do estado e municípios, para abastecimento da merenda escolar,  alimentação em hospitais e presídios. Criando desta forma, incentivos a transição da produção do fumo para um cultivo diversificado;
2)     A integração das pautas das comissões de agricultura e da saúde ao estímulo da produção orgânica diversificada;
3)     Apoio integral às consultas pública da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Morastoni abriu o evento apresentando um panorama do cenário nacional e internacional dos impactos sociais, econômicos e ambientais com o plantio do fumo e o consumo de cigarros. Segundo Volnei, “calcula-se em âmbito internacional que para cada um dólar arrecadado com impostos, os países gastam 30 dólares com tratamento de doenças causadas pelo consumo ou exposição ao tabaco”. O deputado Morastoni,  defende a substituição da cultura do fumo por outras culturas e financeiramente viáveis”.
Contato: ialfredogsantos@gmail.com